3 de jul. de 2007

TJ-SP mantém proibição de rodeios com maus tratos a animais

A Lei 3.967/06, do município de Mauá (SP), que impede a realização de rodeios, touradas e eventos do tipo que envolvam maus tratos e crueldade em animais, foi considerada válida nesta quarta-feira (13/6) pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). A decisão é resultado de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pelo prefeito, Leonel Damo. A ação discutia a validade de lei de iniciativa da Câmara dos Vereadores de Mauá, que foi vetada integralmente pelo prefeito. No entanto, os vereadores derrubaram o veto, e a lei foi promulgada pelo presidente da Câmara, Alberto Betão Pereira.
A prefeitura sustentou que a lei seria inconstitucional por deixar de especificar “o que são maus tratos e atos de crueldade contra animais”. Fato que impediria a implantação da referida lei, ainda que por decreto posterior. Além disso, argumentou que as despesas decorrentes da execução da lei iria onerar as verbas orçamentarias.
A Procuradoria-Geral da Justiça afirmou em seu parecer que a lei não possuía qualquer vício de inconstitucionalidade, pois a Constituição Federal protege o meio ambiente, incluindo-se a fauna. Além disso, ela proíbe expressamente que os animais sejam submetidos a qualquer tipo de crueldade. Sendo que há legislação estadual no mesmo sentido.
O relator, desembargador Munhoz Soares, ressaltou em seu voto que o município tem competência concorrente para legislar sobre a matéria. O magistrado considerou também que a lei está em harmonia com as disposições constitucionais e de acordo com a lei federal 10.519/02 e as leis estaduais 10.359/99 e 11.977/05.
O desembargador Palma Bisson argumentou que a irresignação da prefeitura não poderia prosperar pois a lei municipal apenas repetia orientação já fixada em outras legislações.
Quinta-feira, 14 de junho de 2007

1 comentários:

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada. If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).