12 de jul. de 2007

O Gapa Itaipava em parceria com a WSPA vai exibir filmes educativos para os petropolitanos.

A ong Gapa Itaipava vai lançar no próximo mês o “Cineclube GAPA”. O projeto consiste na exibição de vídeos e tem como objetivo conscientizar a população sobre temas relacionados aos animais e ao meio ambiente. Atualmente os equipamentos estão em fase de teste e os filmes estão sendo exibidos nas feirinhas de adoção promovidas pelo grupo, que costumam receber cerca de 100 pessoas. Inicialmente as ações serão concentradas na região de Itaipava, porém, a ampliação desta abrangência pode ser concretizada através de parcerias firmadas com empresas e instituições públicas e particulares de ensino.

A idéia do projeto surgiu da vontade de ampliar as ações da entidade, que já trabalha no processo de recolhimento e encaminhamento de cães e gatos de rua para doação. Desde o ano de 2002 o Gapa realizou 930 adoções definitivas e agora com o apoio da WSPA - ong internacional que possui cerca de outras 700 instituições parceiras em diversos países - o Gapa pretende atuar também de forma educativa. O coordenador de atividades do grupo, Carlos Eduardo Pereira, conta que a proposta também é a de tornar as feirinhas mais atrativas por conta das apresentações. “Nosso trabalho sempre foi de campo e com objetivos muito específicos, limitados pela falta de recursos”, revela o coordenador, acrescentando que agora o serviço prestado pela ong está sendo diversificado.
Os vídeos exibidos têm origens diversas: Greenpeace, Instituto Nina Rosa de São Paulo, Peta (ong internacional), e da própria WSPA. Além disso, o Gapa também exibe imagens de suas ações de resgate realizados por voluntários. A ong aguarda ainda a autorização do Canal Futura e da BBC Wordwide para a inclusão de imagens na programação. Os equipamentos como notebook, projetor, telão e sistema de som foram financiados pela entidade internacional, que segundo Carlos Eduardo teve um papel decisivo na implantação do projeto. “O trabalho diário de atendimento aos animais abandonados nos deixava sem tempo e sem opções de buscarmos maior desenvolvimento organizacional. Com a nossa associação à WSPA tivemos acesso a inúmeras oportunidades, tais como este apoio financeiro”, diz o coordenador agradecido.

As ações da entidade não param por aí. O grupo pretende lançar em breve uma campanha impressa. O que possibilita tudo isso é a colaboração dos voluntários, de doadores e colaboradores. Carlos Eduardo lembra que, não só o Gapa, mas também outras organizações do município lutam com muita dificuldade e dependem de parcerias para continuar seus trabalhos. “A população pode colaborar com as ações de todas as ong´s para que possamos estar prontos para atender a demanda. Por isso necessitamos de voluntários, contribuintes, divulgadores, adotantes e doadores de rações e remédios. Todos são sempre bem-vindos”, ressalta o coordenador. O grupo disponibiliza o telefone 8807-5050 e o site http://www.gapaitaipava.com.br/ como canal de contato. No dia 21 deste mês a entidade estará no Parque de Exposições de Itaipava, das 9 às 15h30, promovendo mais uma feirinha de adoção e continuando com os testes do Cineclube. A ong aguarda ansiosa a marca da milésima adoção, que está prestes a ser concretizada.




0 comentários: